terça-feira, 28 de setembro de 2010

Cálculo das Notas de Avaliação dos Servidores Técnicos Administrativos da UEPB

Com a aplicação do Processo de Avaliação de Desempenho (PAD) e do Estágio Probatório (EP) dos servidores técnicos administrativos de nossa instituição, não poderíamos deixar de postar algumas explicações de como efetuar estes cálculos, que na realidade são simples, porém se não prestarmos atenção podemos nos confundir um pouco.
O Cálculo das notas de avaliação é feito em parte com médias aritméticas e outra parte com médias ponderadas . A média aritmética é aquela simples em que somamos todos os valores e dividimos pela quantidade de valores. Por outro lado na média ponderada se atribui um "peso" diferente para cada valor, ou seja cada valor tem uma importância, uma contribuição diferente em relação aos outros.
Caso desejem entender melhor o conceito de médias aritméticas e ponderadas visitem este link de um famoso site de matemática o Só Matemática (http://www.somatematica.com.br).
Caso queiram se aprofundar mais um pouco temos este link para o youtube com um vídeo do site SejaFera (http://meualuno.com.br) com explicações de como calcular médias.
Aqui seguem as planilhas para simulação dos cálculos apresentação de slides e uma vídeo aula de como efetuar os cálculos.


Planilha em BrOffice Calc.


Planilha do Microsoft Excel.

Apresentação de Cálculos do PAD.

Apresentação de Cálculos do Estágio Probatório.

domingo, 26 de setembro de 2010

Matemática e Recursos Humanos

A Matemática é sempre considerada pela maioria das pessoas como a pior disciplina a ser estudada. Muitos cálculos, fórmulas, problemas, sempre uma complicação. Esta opinião de muitos ocorre na maioria das vezes pela forma como esta disciplina é ensinada em sala de aula sem muitas vezes envolver aplicações do cotidiano das pessoas.
Muitos estudantes escolhem cursos da área de humanas como o de administração com a falsa ilusão de que os administradores não precisam estudar matemática, e isto os levam a um sério engano, pois a matemática está presente no cotidiano de todo administrador. Não se pode administrar sem medir grandezas, sem cálculos financeiros e sem acompanhar indicadores econômicos e de outras categorias.
Na administração de recursos humanos também não é diferente, precisamos da matemática para cálculos de salários, impostos, descontos, empréstimos, juros, etc. Também se faz necessário saber quantidade de empregados, seja no total, por setores, por área, escolaridade, etc. Além da composição de indicadores demográficos, financeiros e de processos. 
Se formos listar todas as aplicações utilizaremos várias linhas deste Blog, desta forma sempre postaremos alguns exemplos de aplicações da matemática na área de recursos humanos e esperamos que o conteúdo seja esclarecedor e útil para nossos trabalhos diários.